Olá,

O Oracle Virtualbox recebe constantemente atualizações da equipe de desenvolvimento para correção e melhorias do software de para-virtualização, principalmente por se tratar de um software Open-Source (Muito bem organizado, controlado e revisado pela comunidade, diga-se de passagem!), o Oracle Virtualbox possui recorrentes pacotes de atualizações do software e extensões (Extension Pack) que conquistou o gosto de qualquer profissional de TI pelos seus recursos e ser entregue gratuitamente.

Neste artigo, vou mostrar como atualizar o software do Oracle Virtualbox para você poder ter um software sempre corrigido contra os bugs das novas versões e com alguns recursos novos que sempre colocam entre seus lançamentos. É importante salientar que este artigo foi escrito para usuários do Apple MacOS (Yosemite/Mavericks ou Lion) e pode ser aplicado para qualquer versão do Oracle Virtualbox 4.3.* até a última versão 4.3.20 disponível até a data deste artigo.

Caso esteja curioso para saber todas as correções e recursos implementados desde o lançamento do Oracle Virtualbox 4.3, recomendo que olhe o Changelog (Controle de Mudanças) disponível no site.

Bom, vamos para a prática, passo-a-passo de forma simples e direta para a atualização completa do Oracle Virtualbox.

1º Passo ) Descobrir a versão do meu sistema operacional

Devemos saber qual é a atual versão do nosso sistema operacional e release/build que estamos trabalhando.

1.1 – No Apple Mac OS, clique sobre o ícone da Apple na barra superior no lado esquerdo.

Captura de Tela 2015-01-16 às 15.51.36

1.2 – A tela que irá aparecer já irá informar qual é a o seu sistema operacional e atual versão.

Captura de Tela 2015-01-16 às 15.51.48

IMPORTANTE

  • Lembrar aos usuários de Mac OS que o Oracle Virtualbox é 100% compatível com as versões do sistema operacionais OS Lion, OS Maveriks e OS Yosemite.
  • Outro ponto que devemos orientar é que antes de iniciar todo processo de atualização no passo 6, você esteja com o programa Virtualbox encerrado para não atrapalhar ou confundir nas próximas telas. O melhor após a transferência do novo arquivo que o Oracle Virtualbox esteja encerrado, não sendo executado.

2º Passo) Pesquise pelo Oracle Virtualbox usando o Spotlight

Ao abrir o Oracle Virtualbox usando o recurso de Spotlight do Mac OS é possível visualizar a atual versão do Oracle Virtualbox sem a necessidade de abrir o aplicativo, como mostrado abaixo, este é um totalmente opcional.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 21

 3º Passo) Abrindo o aplicativo Oracle Virtualbox

O Oracle Virtualbox sempre faz uma validação da sua atual versão instalada com o repositório do virtualbox.org, isso ocorre pelas configurações padrões do aplicativo e sempre que estiver conectado na internet. Caso o seu computador não esteja conectado na internet, capaz que o aplicativo não emita a mensagem de nova versão disponível, como exibido abaixo.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 20

4º) Realizar o download do pacote (DMG) de atualização

Não há necessidade de entrar no site do Virtualbox e baixar os binários, após abrir o software, basta clicar sobre o último link disponível na mensagem de atualização e iniciar o processo de transferência dos binários para a sua máquina.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 19

5º Passo) Verificar o arquivo transferido no Finder

Para iniciar o processo de atualização, basta abrir o Finder do Mac OS e encontrar o arquivo recém transferido. No exemplo, todos os downloads do Safari usam a pasta Transferência como padrão, então, torna mais fácil encontrar o arquivo.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 18

6º Passo) Iniciar o processo de atualização do software

Neste passo, vamos realizar todo o processo de atualização do software, bem simples e rápido.

6.1 – Ao encontrar o arquivo, basta executar um clique sobre ele para abrir o pacote para Mac OS.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 17

6.2 – Quando encerrar o processo de descompactação do arquivo com extensão DMG, dê um duplo clique sobre o ícone da caixa com o nome virtualbox.pkg

virtualbox - atualização do vbox para macos - 16

6.3 – A tela de instalação do Oracle Virtualbox com a nova versão será iniciada, basta clicar em CONTINUAR

virtualbox - atualização do vbox para macos - 15

6.4 – Tela de apresentação do Oracle Virtualbox para Mac OS X, leia a mensagem de boas-vindas e clique em CONTINUAR.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 14

 6.5 – Por padrão, o aplicativo será instalado em Macintosh HD > Aplicativos, caso queira outro diretório, basta escolher o novo caminho clicando em  ALTERAR LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÃO

virtualbox - atualização do vbox para macos - 13

 6.6 – Como parte de segurança de qualquer Apple Mac OS X configurado, a senha do usuário será solicitada para iniciar a cópia do aplicativo ao disco do seu Mac, como exibido abaixo. Basta colocar a senha com poderes administrativos e iniciar a cópia.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 12

 6.7 – Final da atualização. A tela de sucesso será exibido logo após a completa cópia do arquivo.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 11

 7º Passo) Iniciar o processo de atualização do Extension Pack

Muitos usuários de Oracle Virtualbox utilizam o Extension Pack para compartilhar pastas entre o HOST (Máquina Hospedeira) e as GUEST (Máquinas Virtuais) para troca de arquivos e configurações avançadas de clusterização.

O bom das versões do Oracle Virtualbox 4.2 em diante, que caso o HOST (Máquina Hospedeira) esteja devidamente conectado na internet, além da validação de nova versão do software Virtualbox, o aplicativo também te informa sobre uma nova versão do Extension Pack que está instalado no seu Virtualbox, deste modo, não precisa ficar correndo atrás dos binários.

E o melhor, o processo de atualização do Extension Pack é super simples e totalmente transparente, ou seja, feito diretamente usando a própria ferramenta do Oracle Virtualbox, como podemos visualizar a seguir.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 10

Ao abrir o Oracle Virtualbox após o processo de atualização do software, automaticamente o Oracle Virtualbox identificou que existe um binário atualizado para o Extension Pack, basta clicar no botão DOWNLOAD da imagem anterior, que uma nova mensagem será exibida lhe perguntando se deseja realizar o dowload deste novo arquivo. Basta clicar no botão DOWNLOAD novamente.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 9

Após o clique sobre o botão, será exibida uma tela com uma barra de transferência dentro do virtualbox, essa barra é o tempo de transferência do repositório do virtualbox.org até a sua máquina. Veja no exemplo abaixo.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 8

 Na conclusão da transferência do novo arquivo do Extension Pack, o Oracle Virtualbox irá lhe perguntar se deseja instalar a atualização do Extension Pack, basta clicar no botão INSTALL.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 7

 Como já existe um Extension Pack instalado no Oracle Virtualbox, a mensagem é para notificar que será realizado um processo de atualização (upgrade) sobre esse Extension Pack que afeta os recursos de USB 2.0, Controladora de disco, webcam, Remote Desktop Protocol (RDP) e PXE. Basta o clique sobre o botão UPGRADE para iniciar o processo.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 6

 Uma tela de Licença será exibida, leia com atenção até o final, pois somente no final do arquivo de licença que será habilitado o botão I AGREE (Eu concordo) com os termos para prosseguir para a próxima fase.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 5

 Como o processo de atualização requer uma cópia de um novo arquivo de Extension Pack do virtualbox ao disco do Macintosh HD > Aplicativos, o Apple Mac OS X por padrão de segurança irá solicitar novamente a senha do usuário que tenha poderes administrativos para atualização, como a imagem abaixo.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 4

Ao colocar a senha e clicar no botão OK o processo de atualização será iniciado, a mensagem do Oracle Virtualbox dizendo que tudo ocorreu bem será exibido em seguida, como está nesta imagem.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 3

 Para nossa validação de todo processo de atualização do Oracle Virtualbox, como o aplicativo aberto, vá até o menu na barra superior em VirtualBox > Check for Updates, como está exemplificado na próxima imagem.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 2

 A mensagem que não há novas versões do Oracle Virtualbox disponível e que estamos executando a última versão lançada será exibida.

virtualbox - atualização do vbox para macos - 1

 Deste modo, de forma simples, rápida e bem prática podemos concluir todo o nosso processo de atualização do software e Extension Pack do Oracle Virtualbox, sem nenhuma complicação.

Alguns pontos que podemos mencionar aos usuários do Oracle Virtualbox que sempre devemos ter em mente, são eles:

  • Deixe sempre o seu Oracle Virtualbox atualizado, tanto o software e Extension Pack para não trazer conflitos entre os recursos compartilhados do hardware da máquina HOST e as GUEST;
  • Todos nós sempre inventamos e implementamos dezenas de funcionalidades com o Oracle Virtualbox, consulte sempre o Changelog para saber se o seu problema foi corrigido, caso contrário, abre um Ticket no sistema da comunidade;
  • Muitas correções como Discos Compartilhados, atualização de Driver para Chipsets, Placas de redes e etc podem ser resolvidos usando o Fórum da comunidade;
  • A documentação também é essencial para saber como utilizar todos os recursos que o Oracle Virtualbox oferece.
  • O processo de atualização descrito neste artigo é válido também para as próximas atualização do software, ou seja, se está com a versão 4.3.20, as próximas versões como 4.3.21, 4.3.22 ou 4.3.23 deverá permanecer TEORICAMENTE o mesmo.

Concluindo, agora podemos retirar todo o poder de invenção e construção de laboratórios caseiros que o software de para-virtualização do Oracle Virtualbox pode fornecer gratuitamente e com maturidade. Aproveite bem!

Abraços,