Olá,

A Oracle Corporation em seu evento anual do Oracle Open World San Francisco 2012 apresentou ao público a sua nova linha de hardware para banco de dados, o Oracle Exadata X3, que está chegando ao mercado para substituir a linha do Oracle Exadata X2.

Não há grandes mudanças nas questões de hardware ou software, muitos recursos estão semelhantes ao Oracle Exadata X2, porém, houve grandes avanços na questão de quantidade e tecnologia de Flash Disk e processador.

Para começar a analise sobre o lançamento do Oracle Exadata X3, vou colocar alguns dados importantes sobre as quantidades de hardware que foram adicionados neste novo modelo em relação ao antecessor, para tornar a máquina mais competitiva aos concorrentes e as novas demandas de banco de dados, vamos realizar uma analise sobre cada componente do Oracle Exadata.

Database Server

A tabela abaixo mostra a nova linha de servidores Sun Fire Server em relação ao antigo modelo do Oracle Exadata X2:

Além das alterações da quantidade de core e memória, outros pontos que podemos destacar:

  1. Controladora de disco, tecnologia de disco e InfiniBand não foram alterados;
  2. Nova arquitetura de processador Xeon X5 com Sandy Bridge (Intel E5-2690) é muito mais performático, chegando a ganhar em alguns testes de TPC-C, SPECint rate/chip e SPECint da IBM Power 7.

Exadata Storage Server

Alguns componentes sofreram alteração em quantidade e melhoria nas questão de tecnologia na camada de storage.

Cell Nodes

Flash Cache

Além disso, podemos citar também:

  1. A latência para leitura e escrita melhorou em 40%;
  2. Redução no uso de energia;
  3. Troca dos cartões de PCI dos Flash Cache de F20 para F40 da Sun;
  4. Switches de Infiniband também não foi alterado;

 Para sumarizar todas as alterações de hardware que foram realizadas no novo Oracle Exadata X3 em relação ao Oracle Exadata X2, o quadro abaixo mostra exatamente os novos valores que o Oracle Exadata X3 pode chegar.

Como o próprio Larry Ellison disse em sua apresentação aqui no OOW San Francisco 2012, com o novo Oracle Exadata X3 é possível colocar totalmente o seu banco de dados trabalhando em memória, similar aos HANA da SAP, onde trabalhar em disco agora ficou ultrapassado, apenas para armazenamento de dados históricos e gráficos que não são utilizados com frequência.

Uma característica nova do Oracle Exadata X3 que chama atenção é o Exadata Smart Flash Cache Write -Back que é uma nova tecnologia introduzida nos cartões PCI de Flash Cache que podem acelerar as escritas de IOPS em até 20x e que pode ser introduzida também na verão X2 do Exadata, com essa nova tecnologia o hardware customizado para banco de dados pode aumentar o poder de IOPS (I/O per Second) em mais 1.000.000 IOPS para o Oracle Exadata X3 e se acresentado no Exadata X2 em mais 500.000 IOPS.

Com essa nova tecnologia combinada com a comunicação de iDB usando RDS do Infiniband, os throughput de I/O das células de storage podem chegar aos 11 GB/s em um full rack de Exadata por cada instrução SQL.

Mais novidades sobre Oracle Open World San Francisco 2012, acompanhe pelos canais no Facebook e Twitter:

Facebook: http://www.facebook.com/blogrodrigoalmeida

Twitter: http://www.twitter.com/dbarodrigo

Abraços,