O Oracle Exadata é um appliance para o produto de banco de dados da Oracle Corporation (Oracle Database 11g ou superior), ou seja, uma plataforma completa construída para o banco de dados Oracle totalmente integrada entre hardware e software, sua arquitetura é baseada em diversas tecnologias de hardware como componentes de switchs e cabeamento Infiniband e Ethernet além do kernel do software do Oracle Database 11g ou superior completamente customizado para reconhecer a plataforma Oracle Exadata e trabalhar com socket RDS para Infiniband, contando também com uma específica tecnologia de armazenamento, chamada Oracle Exadata Storage Server.

É uma máquina de banco de dados para ambientes de alto desempenho (High Performance) e alta disponibilidade (High Availability) com soluções para retiradas dos pontos de falhas (SPOF) e recursos (Cartões PCI Flash Cache) de hardware para desempenho em diferentes tipos de cargas de trabalho do banco de dados, que vão desde aplicações de data warehouse (DW) com leitura intensiva  até as aplicações transacionais (OLTP) altamente concorrentes.

Uma atenção em especial tem sido dada para garantir que o Oracle Exadata, também conhecida como Database Machine, seja uma plataforma bem equilibrada. Sua arquitetura possui componentes e tecnologias especialmente ajustadas para eliminar gargalos de I/O, memória e rede , mantendo a boa utilização do hardware.

Usando os recursos de cluster do software Oracle Grid Infrastructure 11g o gerenciamento da carga de trabalho são totalmente administradas e exclusivas do Oracle Database, Oracle Exadata é bem adequado para a consolidação de vários bancos de dados em um único hardware. Entregues como um pacote completo de software, servidores e armazenamento, Exadata é simples e rápido de implementar em qualquer tipo de ambiente.

Enquanto Oracle Exadata é uma solução de plataforma totalmente integrada composta por componentes de hardware e software específicos, a Oracle oferece o hardware e componentes de software como uma série de itens separadamente compráveis. Os clientes podem escolher entre as diferentes configurações de hardware disponíveis para utilização.

Também é necessário um licenciamento apropriado do banco de dados Oracle e os softwares das células de Oracle Exadata Storage Server.

Além disso, Database Machine é altamente complementar com clusterização de banco de dados e particionamento de tabelas nos modelos de dados, por isso, o Oracle Real Application Clusters e Oracle Partitioning são opções de software altamente recomendadas para Oracle Exadata.