Fundada em 1981, a WTorre é um dos maiores conglomerados empresariais do País, com atuação em diferentes segmentos: Engenharia e Construção, Real State, Galpões Logísticos, Shoppings Centers, Obras de Infraestrutura e Desenvolvimento imobiliário. A empresa ingressou na área de entretenimento e precisava administrar um grande número de clientes de perfis diferenciados. No início de 2013, a WTorre optou pela solução cloud da Oracle para gestão das vendas e do relacionamento.

A WTorre escolheu a solução Oracle CRM Sales Cloudadequada às demandas da área de entretenimento e facilmente integrável aos demais sistemas da empresa, entre os quais o Oracle Business Intelligence e o Oracle E-Business Suite.

Ao adotar a Oracle CRM Sales como serviço na modalidade cloud computing, a WTorre agilizou a implementação em dois meses e reduziu os custos com hardware, banco de dados, licenças de software, manutenção e suporte

A implementação do Oracle CRM Sales Cloud automatizou a gestão de vendas de produtos e serviços do Allianz Parque, inaugurada em setembro de 2014 e também atende o Teatro Santander, além de outros empreendimentos da área de entretenimento.

O Oracle CRM Sales Cloud auxilia os profissionais de vendas da WTorre na comercialização de camarotes, cadeiras, eventos, espaços publicitários, e anfiteatro. Quando é identificada uma oportunidade de venda de camarote, por exemplo, a reserva é feita com uma numeração específica, impedindo que o mesmo espaço seja vendido por outro canal de vendas da WTorre.

No caso das vendas de espaços publicitários, por exemplo, com maior complexidade, foi necessário definir quais poderiam ser comercializados e os respectivos custos antes de incluir os controles no Oracle CRM Sales Cloud.

Todos os parâmetros de automatização e controle das vendas foram discutidos pela WTorre com a BExpert, parceira indicada pela Oracle.

A solução da Oracle mantém um histórico da negociação, com documentações e status de todas as interações realizadas com os clientes, desde a prospecção até a conclusão da venda, quando é emitido um aviso para que o jurídico da WTorre produza o contrato para fechar o negócio.

No processo de implementação foram envolvidos 11 profissionais, provenientes da Oracle, da BExpert e da WTorre, e treinados 20 usuários, entre profissionais da WTorre e dos diferentes canais de vendas. A receptividade à ferramenta foi boa, pois teve fácil customização, com adaptações para aprimoramento de processos, que antes eram realizados em planilhas de Excel.

Os principais benefícios para a WTorre são o maior controle e organização das oportunidades de negócios com diferentes produtos e serviços; previsões mais precisas do status de cada negociação, que agora não dependem só do feeling dos vendedores; disseminação do histórico das negociações entre os canais de vendas, tornando as abordagens aos clientes mais assertivas.

A solução Oracle CRM Sales Cloud, integra a plataforma de Oracle Customer Experience, que contempla gestão de vendas, e-commerce, redes sociais, marketing e serviços.

“Nós precisávamos de uma solução capaz de alinhar nossa comunicação com os clientes e com vendas, aperfeiçoando o controle das vendas dos diferentes produtos e serviços, podendo ser vista e alimentada pelos diferentes canais de vendas internos e externos. O Oracle CRM Sales Cloud nos permitiu atender a estas e outras demandas de negócios, além de ser oferecido em cloud, o que representou agilidade de implementação e uso, assim como redução significativa de custos. Ou seja, a oferta em cloud foi imprescindível para o sucesso de nossa negociação”, informa Eduardo Rigotto, gerente de Tecnologia e Projetos da WTorre.

“Escolhemos a solução da Oracle porque foi a mais interessante em termos tecnológicos, financeiros e de especificidade da própria solução, que, além de atender às demandas atuais, pode ter sua abrangência expandida ao ser futuramente integrada ao sistema de gestão empresarial e a outras soluções de Customer Experience que estamos avaliando, como Oracle Social Monitoring e Oracle Eloqua, para administração das campanhas de marketing. Foi essencial também o conhecimento e o apoio que tivemos da BExpert, que mesmo com a ferramenta rodando, continua nos dando consultoria”, enfatiza Eduardo Rigotto, gerente de Tecnologia e Projetos da WTorre.

“A WTorre precisava de uma ferramenta de vendas eficiente e sofisticada a ser implementada na área de entretenimento para aperfeiçoar os processos, tornando-os mais precisos e os contatos com os clientes mais assertivos. O Oracle CRM Sales Cloud é uma ferramenta poderosa para gestão de vendas, que possibilita o alinhamento da comunicação da empresa com os diferentes canais de vendas, aperfeiçoa controles e, por consequência, melhora de maneira significativa as relações com os clientes, pois mantém um histórico preciso de todas as interações durante uma negociação”, explica Eduardo Lopez, vice-presidente sênior de Aplicativos da Oracle para a América Latina.

“Foi um trabalho muito interessante e desafiador a implementação do Oracle CRM Sales Cloud na WTorre. Isto porque foi a primeira solução em cloud implementada neste cliente e porque contempla uma área de negócios que é relativamente nova para o grupo. Felizmente, nós pudemos contribuir com nosso conhecimento das soluções Oracle CRM e sobre os processos de automação de vendas. Por isso, participamos desde a definição do escopo do projeto e dos parâmetros da ferramenta até o treinamento dos usuários e consultoria sobre outras soluções de Customer Experience”, afirma Roberto Rodrigues, sócio-diretor da BExpert.